terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Comissão lança programa para tentar zerar o analfabetismo no Estado

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, dia 26 de março, às 15h, uma audiência pública com prefeitos e secretários municipais de educação de todo o Estado…

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, dia 26 de março, às 15h, uma audiência pública com prefeitos e secretários municipais de educação de todo o Estado de São Paulo. No encontro, intitulado São Paulo Analfabetismo Zero, os gestores assinarão um compromisso para reduzir o número de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever em suas cidades.

Atualmente, São Paulo concentra 1,4 milhão analfabetos e só fica atrás da Bahia. O número representa 10% de toda população do país que se encontra nessa situação.

O evento é uma iniciativa do deputado estadual Simão Pedro, presidente da Comissão de Educação da Assembleia, que aprovou, por unanimidade, a proposta de assumir o compromisso para zerar o analfabetismo em São Paulo. “Queremos transformar a luta pela alfabetização de jovens e adultos em uma política pública”, afirmou o parlamentar.

Na região de São José do Rio Preto, a taxa de analfabetismo atinge os 13,2% da população acima dos 15 anos. O número é um dos mais altos do Estado de São Paulo e supera a média nacional, que é de 10,4%. Segundo dados do MEC, em 24 dos 96 municípios que compõem a região, mais de 15% da população adulta é analfabeta.

Com o evento do dia 26, que conta ainda com a participação de especialistas, entidades de classe e educadores, os organizadores esperam sensibilizar os municípios para esta causa. Segundo a representante do MEC em São Paulo, Iara Bernardi, apenas 64 dos 645 municípios do estado aderiram ao programa de alfabetização de adultos do governo federal, o Brasil Alfabetizado.

Notícias relacionadas