sábado, 11 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Comissão é favorável a atividades de prevenção em saúde

Os deputados da Comissão de Saúde da Alesp mostraram-se favoráveis a programas estaduais e campanhas para conscientizar a população e estimular a prevenção de doenças no estado. A reunião foi…

Os deputados da Comissão de Saúde da Alesp mostraram-se favoráveis a programas estaduais e campanhas para conscientizar a população e estimular a prevenção de doenças no estado.

A reunião foi presidida pelo deputado Edmir Chedid (DEM) e ocorreu na terça-feira (26/2), no plenário Tiradentes.

A instituição de dois programas estaduais relacionados a doenças recebeu parecer favorável da comissão.

Ambos de autoria do deputado Gil Lancaster (PSB), os PLs 54 e 60/2018 criam os programas de Prevenção à Aniridia e de Prevenção à Síndrome de Capgras, respectivamente. A proposta é que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais e campanhas de orientação, prevenção e tratamento dessas enfermidades. Para tanto, o estado poderá estabelecer cooperação com os municípios.

Os deputados foram favoráveis também à criação da Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna no Estado. De acordo com o Projeto de Lei (PL) 168/2018, da deputada Clélia Gomes (AVANTE), serão desenvolvidas atividades para conscientizar e estimular debates sobre o tema.

Na ocasião, os parlamentares também ouviram o presidente da Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Guilherme Nascimento. Segundo ele, as conversas e acordos feitos com o governo sobre a transformação do Iamspe em autarquia de regime especial (Projeto de Lei Complementar 52/2018) já estão apresentando resultados.

Além do presidente da comissão, Edmir Chedid (DEM), estiveram presentes os deputados Carlão Pignatari, Cássio Navarro, Gilmar Gimenes e Hélio Nishimoto (todos do PSDB), Carlos Neder e Marcos Martins (ambos do PT), Doutor Ulysses (PV), Itamar Borges (MDB), Julio Cesar (PR) e Wellington Moura (PRB).

Notícias relacionadas