Descoberto pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons em 1812, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido intrigante devido a uma explosão ocorrida em julho de 2023, que distorceu sua coma em uma forma de chifres.
Agora, o cometa está se tornando mais brilhante para a observação, com uma magnitude atual de 5,0, superando até mesmo o planeta Urano em nosso Sistema Solar.
Para os observadores no Hemisfério Sul, como no Brasil, o melhor momento para avistar o cometa será por volta de 19 ou 20 de abril, quando ele atingirá seu brilho máximo, podendo alcançar uma magnitude de 3,0. No entanto, a proximidade do cometa com o Sol no céu pode dificultar a observação, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa.
Ferramentas como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight, aplicativos de observação de estrelas para celular, podem ajudar os interessados a localizar o Cometa do Diabo no céu. Basta pesquisar pelo nome do cometa na ferramenta de busca desses aplicativos e apontar o celular para o céu durante o melhor horário de observação.