A Prefeitura, por meio das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito e Obras, Serviços Públicos e Habitação, construiu na noite da segunda-feira, dia 21 de julho, uma rotatória no cruzamento da Avenida Francisco Jalles com a Rua 10.
A obra faz parte de um conjunto de ações que objetivam melhorar a segurança e a mobilidade no trânsito de Jales.
Após diversos estudos sobre o que fazer para garantir melhorias e proporcionar fluidez no local, representantes da Prefeitura, ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jales e Conselho Municipal de Trânsito chegaram à conclusão de que a melhor solução seria a construção da rotatória feita com tachas refletivas no movimentado cruzamento.
“Após diversas reuniões e conversas com representantes do Conselho de Trânsito, ACIJ, engenheiros da cidade, Polícia Militar e representantes da sociedade civil, chegamos, após estudos, à conclusão de que a melhor solução seria construir a rotatória, feita sob respaldo e orientações de engenheiros e topógrafos. Não fizemos nada alheatoriamente, foi uma decisão tomada em conjunto. O Conselho de Trânsito está sendo ouvindo com muita freqüência pela atual administração, o que não acontecia anteriormente”, ressaltou o secretário de Planejamento e Trânsito, Aldo José Nunes de Sá.
O presidente da ACIJ, Carlos Roberto Altimari enfatizou que colheu assinaturas de empresários e comerciantes que apoiaram a iniciativa de construção da rotatória no cruzamento da Avenida Francisco Jalles e Rua 10. “A cidade cresce e a frota de veículos também aumenta, se fazendo necessária uma adequação no trânsito das cidades. A interdição que havia sido feita na Rua 10 não agradou os comerciantes e não foi a melhor opção para solucionar o problema de fluxo de veículos e redução de acidentes, além de não ter agradado comerciantes que se sentiram prejudicados. Durante diversas conversas e reuniões, um grupo de pessoas optou pela construção da rotatória, um dispositivo muito usado em cidades que realizam melhorias em seus sistema de trânsito”.
Toninho Cruz, representante do Conselho de Trânsito disse que “o Conselho tem um olhar voltado para aquilo que a lei permite ser realizado e que as vezes, intervenções que não são populares, se fazem necessárias para adequar o trânsito, garantindo segurança e mobilidade. Essa rotatória certamente garantirá mais mobilidade do que a proporcionada por semáforos e tem a vantagem de ser um dispositivo barato, eficiente e que resolve o problema, reduzindo consideravelmente o índice de acidentes”.
A Polícia Militar está no local onde foi construída a rotatória promovendo orientação aos motoristas e pedestres que utilizam as vias, visando garantir segurança até que os usuários se adaptem às mudanças no trânsito.
A obra de construção do dispositivo foi executada com recursos próprios e com funcionários do município, visando assim uma economia para os cofres públicos.