Pessoas que comem mesmo quando não estão com fome podem sofrer de algum problema emocional. O alerta é da Secretaria da Saúde, do Estado de SP.
Em boa parte dos casos, a pessoa come na tentativa de compensar sentimentos ruins como raiva, tristeza e até o estresse do dia a dia.
Mas isso normalmente não funciona. Ao contrário, depois vem a sensação de frustração e de fracasso.
Outra consequência é o chamado efeito sanfona, quando a pessoa emagrece e engorda com frequência, o que traz riscos para a saúde.
A fome emocional normalmente surge de repente e é difícil parar de comer, tanto que às vezes é preciso buscar tratamento psicológico.
Por isso, a Secretaria criou, por meio do programa Meu Prato Saudável, uma lista com dicas pra combater e amenizar o problema.
Como evitar dietas muito rígidas, comer a cada três horas, dormir bem e praticar atividades físicas. Além de consumir alimentos ricos em triptofano e magnésio, que ajudam a melhorar o ânimo e a sensação de bem-estar. Como grão de bico, lentilha, cereais e folhas verde-escuras.
Pra mais dicas, o site do programa, criado pra orientar o cidadão na busca por uma alimentação balanceada é o www.meupratosaudavel.com.br.