segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Comemoração marca o Dia Internacional de Combate às Drogas

O Teatro Municipal de Fernandópolis será palco na noite de hoje, 27, das comemorações alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas, data festejada ontem. O evento, que contará com…

O Teatro Municipal de Fernandópolis será palco na noite de hoje, 27, das comemorações alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas, data festejada ontem.

O evento, que contará com uma programação variada e a participação de convidados especiais, servirá para sensibilizar e informar a sociedade sobre os riscos do uso e abuso das drogas.

A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais.

Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em consequência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade.

Programação especial

O evento comemorativo ao Combate as Drogas será promovido pelo CISARF (Consórcio Intermunicipal de saúde da região de Fernandópolis), SADEQ (Serviço de Atendimento ao Dependente Químico), AVOCAD (Associação de Voluntários no Combate ao Álcool e a Droga) e Amor Exigente.

A população de Fernandópolis terá a oportunidade de conhecer e acompanhar um pouco do trabalho que é desenvolvido por serviços públicos, autoridades, entidades e programas que trabalham no esforço social de combater as drogas.

A programação especial terá início às 19h, com apresentação do Coral da Unati. Em seguida, entrará em palco a peça “Um Olhar Diferente”, apresentada pelo Sr. Gilberto Guilherme Cristante, do Grupo de Teatro da Unati, Secretário do COMEN e representante do Amor Exigente.
Após a atração teatral os convidados acompanharão a palestra “O Impacto das Drogas na Atualidade”, com a Coordenadora do SADEQ-CISARF, Maisa Borges de Oliveira.

As 19h50 está agendada a apresentação com os músicos Arthur e Ruan, em seguida uma palestra com o tema “A Família como Alicerce no Tratamento da Dependência Química”, ministrada pelo Psicólogo da AVOCAD ,Vitor Antenori Rossi. Às 20h20 mais uma apresentação musical subirá ao palco, desta vez “Músicas da Nossa Terra” com “Zezito”.

“A Importância da Espiritualidade no Contexto das Drogas”, palestra ministrada pelo Professor Luiz Carlos Barros também será uma das atrações da noite, assim como a palavra que será proferida pelo presidente e fundador da AVOCAD, Jesus Donizete Soares de Moura, com o tema “O Estigma como Dificultador no Caminho para a Abstinência”.

Para encerrar a noite em grande estilo vários grupos musicais de Fernandópolis entrarão em cena, o “Street Dance” com Leandro, Lidiane, Carol, Wiliam, Carlos Henrique, Marcel, Mateus, Milena, Janaína, Marcos, Monique e Vitor, em seguida os jovens do Grupo “Meratitude”com Thiago, Neto, Bruno e Lucas, seguidos por “João Batista e o Samba”e o número final, previsto para subir ao palco às 21h40, apresentação dos músicos “ Testemunho Deus”, Edevaldo, as Drogas e o Cavaquinho.

As comemorações deverão contar com a presença de autoridades, representantes de órgãos e entidades que trabalham na prevenção, repressão e recuperação de usuários de drogas. Para participar basta doar um 1 Kg de alimento não perecível.

A origem

Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou o dia 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas.

No mundo todo, cerca de 200 milhões de pessoas – quase de 5% da população entre 15 e 64 anos – usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Cerca de metade dos usuários usa drogas regularmente; isto é, pelo menos uma vez por mês. Existem diversas formas de combater os prejuízos causados pelo consumo de drogas. Uma delas é através da conscientização.

É necessário que se reflita cada vez mais sobre este problema que afeta tantos indivíduos, constituindo-se em um grave problema de saúde pública.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ), não existe um número preciso de usuários de drogas, em especial do crack, no Brasil.

Segundo números apresentados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de 1 milhão de usuários.

É importante lembrar que o crack, apesar de ser muito agressivo, não é a única droga a causar dependência.

Pode-se destacar ainda a maconha, cocaína, o álcool – que apesar de liberado traz tantos danos colaterais quanto às drogas ilícitas. Hoje o alcoolismo é a 5ª maior doença incapacitante no mundo.

Notícias relacionadas