domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Comediante norte-americana Joan Rivers morre aos 81 anos

A comediante americana Joan Rivers morreu nesta quinta-feira (4) aos 81 anos em Nova York, devido a complicações de um procedimento médico realizado na quarta. O anúncio foi feito por…

A comediante americana Joan Rivers morreu nesta quinta-feira (4) aos 81 anos em Nova York, devido a complicações de um procedimento médico realizado na quarta. O anúncio foi feito por sua filha, Melissa Rivers.

Ela estava internada no hospital Mount Sinai desde a semana passada, depois que parou de respirar durante uma cirurgia em suas cordas vocais, em 28 de agosto.

Na quarta (3), Melissa tinha dito à imprensa que sua mãe havia deixado a unidade de terapia intensiva (UTI) e que tinha sido transferida para um quarto. No entanto, ela deu a entender que isso não sinalizava uma melhora no estado de saúde de Joan. Durante uma longa carreira, Joan Rivers trabalhou como comediante de stand-up, atriz, crítica de moda e empresária, e era presença constante nos tapetes vermelhos de premiações americanas.

Ela começou a carreira como roteirista e seu estilo de humor sempre foi considerado ousado, uma vez que mexia com temas delicados, como o fato de ser judia, por exemplo. Entre seus contemporâneos, estavam nomes como Woody Allen, George Carlin, Richard Pryor e Bill Cosby -ela se destacava em meio a eles justamente por uma das poucas mulheres. Joan e Carol Burnett foram pioneiras num estilo de humor ácido que influenciaria muitas gerações de comediantes femininas.

TALK-SHOW

Fez fama ao ser a primeira convidada permanente do programa de “talk-show” do apresentador Johnny Carson, o “The Tonight Show”. Depois de substituí-lo, entre 1983 e 1986, ela ganhou seu próprio “talk-show” num canal concorrente, a Fox.

Isso causou uma briga entre ela e Carson. Joan só retornaria ao “The Tonight Show” no início deste ano, quando Jimmy Fallon assumiu o lugar de apresentador. Em 1994, Joan e Melissa passaram a fazer a cobertura dos tapetes vermelhos de premiações como o Globo de Ouro e o Oscar para o canal de TV E! Entertainment Television. O sucesso dos comentários de moda da dupla deu origem aos especiais “Fashion Police”, na mesma emissora.
Joan Rivers deixa a filha e um neto.

VIDA

Joan Rivers nasceu em Nova York, em 8 de junho de 1933, e foi batizada como Joan Alexandra Molinsky. Seus pais eram imigrantes judeus vindos da Rússia.

Seu interesse nas artes começou cedo. Em 1951, ainda adolescente, já estava participando de seu primeiro filme, “Mister Universe”. Ela estudou na Faculdade para Mulheres de Connecticut e, mais tarde, se formou em inglês e antropologia pela Barnard College, em 1954.

Num de seus primeiros trabalhos no teatro, interpretou uma mulher apaixonada pela personagem de Barbra Streisand, que, na época, também não era famosa. Depois de atuar em peças na Broadway, ela resolveu investir na carreira de comediante. Na década de 1960, viajou pelos Estados Unidos se apresentando em shows de stand-up. O sucesso garantiu a ela o emprego de roteirista no programa “Candid Camera”, da emissora americana CBS.

Em 1978, deu um grande passo na carreira ao escrever e dirigir seu próprio filme, “Ele Vai Ter um Bebê”, estrelado por Billy Crystal. Em 1989, veio um de seus trabalhos mais famosos: ela dublava o bebê na versão original de “Olha Quem Está Falando”, com Kirstie Alley e John Travolta.

Na TV, participou de séries como “Suddenly Susan”, “Curb Your Enthusiasm”, “Nip/Tuck”, “Os Simpsons” e “Louie”. “Se há algum segredo em ser comediante, está no fato de amar o que se faz”, disse Joan em entrevista à revista “The Hollywood Reporter”.

“Essa é a minha droga. Eu não preciso de drogas de verdade. Eu não preciso de álcool. É a alegria de me apresentar. Eu não consigo isso de outra maneira.”

Notícias relacionadas