A Receita Federal liberou nesta última segunda-feira, dia 2, no site www.receita.fazenda.gov.br, os programas de preenchimento e envio de declaração de Imposto de Renda 2009, referente ao ano base 2008. Também já estão à venda nos correios o formulário a ser preenchido que tem o valor de R$4. A declaração deve ser entregue nas agências bancárias Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A declaração poderá ser entregue até o dia 30 de abril, sem prorrogação. Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, como salário, aposentadorias e aluguéis, acima de R$16. 473 em 2008. Empresas e bancos devem enviar os comprovantes de rendimentos aos contribuintes até dia 28.
Para as pessoas que preencheram no site, a declaração pode ser entregue em disquetes nas agências citadas. Algumas pessoas que entraram no site reclamaram da lentidão no acesso aos programas. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal, Joaquim Adir, é normal um congestionamento no sistema no primeiro dia de entrega do IR.
A declaração do Imposto de Renda em 2009 não teve muitas mudanças. A principal delas é a possibilidade de o trabalhador declarar a venda de dez dias de férias à empresa, para compensar o IR retido. Na prática isso vai significar aumento da restituição ou redução do imposto a pagar. Outra novidade é a não-obrigatóriedade de informar ao Fisco o número do recibo na declaração anterior.