sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Começou o ano (de fato)

Por mais que tentemos negar, no Brasil o ano começa (de fato) depois do carnaval, de maneira que podemos dizer que o ano de 2013 realmente começou nesta quarta-feira de…

Por mais que tentemos negar, no Brasil o ano começa (de fato) depois do carnaval, de maneira que podemos dizer que o ano de 2013 realmente começou nesta quarta-feira de cinzas.

É triste constatar que um país com indicadores sociais tão ruins quanto os nossos, ainda que estejam melhorando, não há como negar, perca todo esse tempo e o espaço que permeia o ano novo do calendário e o ano novo de fato seja cercado de grande expectativa sobre o que vai acontecer no reinado de Momo e não no reinado da Dilma, mesmo que o calendário desse ano tenha marcado o carnaval mais cedo.

Pior ainda que, além de perder cerca de quarenta e cinco dias, antes de engrenar, ainda entramos em 2013 com o pé esquerdo, em razão dos aumentos dos preços da gasolina, expectativa de inflação e alta e crise econômica mundial cantada em prosa e verso praticamente todos os dias em nossos noticiários.

Isso sem contar que o desperdício é uma constante redundância brasileira, em praticamente todas as áreas, já que somos os campeões do desperdício em desmatamento, água e lixo doméstico e somos campeões também em dias do ano desperdiçados. Além desse intervalo entre o ano novo e o carnaval, ainda teremos uma enorme quantidade de feriados, que aliás já estão sendo ansiosamente aguardados e planejados, afinal, a “semana santa” já vem por aí…

É preciso, então, rever essa situação e mudar essa realidade, incutindo em nossos governantes, e principalmente em nós mesmos, a mentalidade de que o ano deve começar efetivamente quando espoucar o champanhe no reveillon.

Portanto, chega de comemorações e façamos tudo para que o país realmente comece a funcionar, antes que 2014 se apresente e nos mostre a sua cara. Falando nisso, a copa do mundo já vem chegando…

Notícias relacionadas