O teatro é uma arte que faz bem a todas as pessoas e não precisa ser praticado apenas por quem deseja ser ator. Tem o poder de proporcionar emoção, alegria e ainda ajuda a quem deseja se tornar mais desinibido. Por todas as indicações, a Prefeitura de Fernandópolis oferece, gratuitamente, o curso “Teatro em Movimento” para crianças e adolescentes.
Uma grande quantidade de participantes do curso está tendo contato com a arte pela primeira vez.
Nataly Guimarães, 14 anos, nunca fez teatro, mas resolveu participar das aulas a convite de seus amigos. “Vi meus colegas fazendo e tive vontade de participar também”, contou.
Caroline Ketlin Pereira Conceição, 13 anos, também está no curso de teatro pela primeira vez. “Eu sempre quis fazer, especialmente para acabar com a minha timidez. Minha mãe ficou sabendo das aulas e me inscreveu. Estou gostando muito, especialmente das brincadeiras”, disse.
Pedro Branisso, 17 anos, já participou no curso no ano passado, mas precisou deixar a turma. Agora, ele está de volta para seguir até o fim. “O teatro é onde podemos ser o que quisermos, porque ele ajuda a quebrar a timidez. Até a minha comunicação melhorou”, falou.
Já Gabriel Barbosa, 15 anos, sempre gostou de assistir às peças e, agora, decidiu trocar a plateia pelo palco. “Resolvi fazer o curso porque desejo acabar com a timidez, também tenho amigos que fazem e me chamaram”, explicou.
As aulas têm a duração de um ano, são mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura e o professor da turma é o diretor Rafael de Lima.
“A ideia é trabalhar a proposta de teatro educacional, com o desenvolvimento de habilidades específicas para ajudar o aluno a melhorar a sua fala e também se expressar melhor. Oferecemos oficinas, jogos lúdicos e criação de personagens”, explicou o professor.
O “Teatro em Movimento” já formou duas turmas. Todo final de ano acontece a apresentação de uma peça, que serve como finalização dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.
As aulas começaram no mês de março, acontecem toda terça-feira no Centro Cultural “Merciol Viscardi” e são divididas em três turmas: Infantil (6 a 09 anos), das 15h às 16h30; Adolescente (10 a 12 anos), das 17h30 às 18h e Jovem (13 a 17), das 18h às 19h30.
Mais informações sobre como participar poderão ser obtidas na Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura pelo telefone (17) 3442-3797.
Sobre o professor
Rafael di Lima, 30 anos, tem quase 20 anos de carreira. Começou no teatro no ano de 1996, como ator na 2ª Mostra Estudantil e, desde então, nunca parou.
Em 2001 entrou para a Cia SOS de Teatro, com a qual viajou com espetáculos premiados por todo o país.
Em 2004 começou o trabalho de direção pelo grupo Geratriz de Teatro, no Colégio Anglo, colecionando diversas premiações. Graduado em História da Arte pela Universidade Barão de Mauá-Ribeirão Preto. Também ministra diversos cursos de teatro, cenografia e linguagem cênica.
Em 2013 fundou o projeto “Teatro em Movimento” junto à Prefeitura de Fernandópolis, formando a Cia. Egocênica, uma das principais da região. Em 2015, no comando da Cia. Acida, dirigiu o espetáculo #SELIGA!, em parceria com a CERVBRASIL no projeto FERNANDÓPOLIS, CIDADE RESPONSÁVEL, tendo reconhecimento em todo estado de São Paulo. Já dirigiu mais de 54 espetáculos.