Para participar da triagem para castração de cães e gatos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) é preciso estar cadastrado no programa Bolsa Família, do governo federal.
Esse é o único pré-requisito determinado pelo órgão que também conta com a parceria da Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga).
Por meio de uma lista com dados dos beneficiados do Bolsa Família a agente do Secez, Márcia Cristina do Santos, começa as visitas nas casas do bairro Palmeiras. O veterinário da Secretaria de Saúde, Élcio Sanches diz que as pessoas que foram destacadas para esse trabalho estão devidamente identificadas com crachás, “os moradores devem prestar atenção, caso o funcionário não possua identificação”.
Integrantes da Spavo também iniciaram o processo de cadastro na última quinta-feira, que, nesse primeiro momento, será feito em casas do bairro Palmeiras I. “Dividimos por setores para o trabalho fluir com agilidade”, explica a presidente da Spavo, Maria de Lourdes Fávaro Santos.
Todos os moradores que possuem os benefícios do programa Bolsa Família em Votuporanga receberão visitas para cadastrar o animal para o agendamento da cirurgia. Cães e gatos serão submetidos a exames, antes do encaminhamento para castração.
O programa de controle populacional canina e felina começou no fim de março. De lá para cá, entre castrações e agendamentos já foram totalizados cerca de 150 animais.
Bairros
A população felina e canina dos bairros São João, Estação, Matarazzo, Palmeiras II, Cidade Nova e Parque Guarani terá prioridade. A chefe do Secez, Cléria Mesquita, conta que essas áreas foram apontadas por um censo realizado em 2010. “Por meio de estatísticas comprovamos que num período de um ano, o número de cães e gatos nesses bairros cresceu 20% em relação as demais áreas da cidade”.
Procedimento
Todo o procedimento é feito em uma clínica veterinária, “um local apropriado, limpo e com recursos materiais disponíveis durante a cirurgia reduzem os riscos a saúde do animal”, destaca Sanches.
Animais do Centro de Zoonoses e da Spavo, cães e gatos que foram adotados recentemente e os que estão em abrigos temporários estão sendo castrados prioritariamente.
Programa
Mil animais estão sendo castrados pelo programa, numa população de 80% de fêmeas e 20% de machos. Além da cirurgia e da retirada dos pontos, a clínica deverá fornecer os medicamentos – antibióticos, antiinflamatórios pós-cirúrgicos e emergenciais.
O trabalho tem o intuito de controlar o crescimento populacional de cães e gatos e conscientizar aos proprietários sobre a posse responsável de animais. A medida visa evitar acidentes causados pelos animais e diminuir os riscos de doenças transmissíveis, sob o ponto de vista da saúde pública.
Como participar
Quem quiser castrar o seu animal de estimação deve fazer o cadastramento, o mais rápido possível, no programa Bolsa Família que fica na sede da Secretaria de Assistência Social, na Av. João Gonçalves Leite nº 4705. O telefone é o (17) 3426-2600.