Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, começa nesta quarta-feira (18/4) a Mostra de Cinema 2007 “Cinema Brasileiro Século XXI”, de São José do Rio Preto. Na programação, estão seis filmes, de produção recente, e que não foram exibidos na cidade.
O curador da mostra, o cineasta Reinaldo Volpato, informa que selecionou produções premiadas em festivais nacionais e internacionais. As sessões serão sempre às 16 e 20 horas, no Cine Eldorado. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Secretaria Municipal de Cultura, Livraria Espaço ou uma hora antes da sessão na bilheteria do cinema.
“Árido Movie”, do diretor Lírio Ferreira Caldas, é o filme de estréia. No elenco, estão nomes consagrados do público e da crítica, como José Dumont, Giulia Gam, Guilherme Weber, Selton Mello, Luiz Carlos Vasconcelos, Matheus Naschtergaele, Renata Sorrah e Paulo César Pereio. Na seqüência, estão as exibições de “Tapete Vermelho”, “Prisioneiro da Grade de Ferro”, “De Passagem”, “Desmundo” e “Cafundó”.
A mostra tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual. A realização é da Ecofalante e Atividades Culturais Paratodos, Taus Produções Audiovisuais.
Sinopse
Jonas (Guilherme Weber) é o repórter do tempo de uma grande rede de TV, mora em São Paulo, mas está rumo a sua cidade-natal, localizada no interior do nordeste. O motivo é a morte de seu pai (interpretado por Paulo César Pereio), com quem teve pouquíssimo contato e que foi assassinado inesperadamente. Jonas enfrenta problemas para chegar à cidade até que recebe carona de Soledad (Giulia Gam), uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão. Ao chegar, ele encontra uma parte da família a qual não conhecia até então, que lhe cobra que se vingue da morte do pai.
Ficha técnica
Recebeu 12 indicações no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello e Aramis Trindade), Melhor Atriz Coadjuvante (Mariana Lima), Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Som.
Ganhou 6 prêmios no Cine PE – Festival de Pernambuco, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Prêmio da Crítica.
Ganhou o Lente de Cristal de Melhor Diretor, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.
Curiosidades
Este é o 2º filme do diretor Lírio Ferreira. O anterior foi “Baile Perfumado” (1997). O roteiro de “Árido Movie” passou por seis tratamentos diferentes até chegar a sua versão final. Exibido na mostra Première Brasil, fora de competição, no Festival do Rio 2005.
Serviço
Secretaria Municipal de Cultura – Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1.
Cine Eldorado – rua Bernardino de Campos, nº 3.680.
Livraria Espaço – rua Rubião Júnior, nº 3532.
Mais informações pelos telefones – 3227-5422 e 9141-0153.