Na terça-feira, 05 de junho, foi realizada na Casa do Poeta, uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente/COMDEMA, oportunidade em que foram apresentados aos presentes os membros de sua nova diretoria.
A seguir foi feita uma explanação sobre ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, dentre as quais o projeto das 311 fossas sépticas biodigestoras que serão construídas na área rural, substituindo as fossas negras. O objetivo é preservar o lençol freático. Outro projeto abordado foi o de pagamento de serviço ambiental ao produtor que mantenha área de preservação permanente em sua propriedade rural.
De acordo com o Presidente do COMDEMA, Osmar Ribeiro da Silva, “o conselho já acompanhou o plantio de mil mudas de árvores feito pela Prefeitura de Jales no Distrito Industrial III e mais de quatrocentas mudas plantadas pela empresa Faria Veículos. Isso em cumprimento de lei municipal, que estabelece que para cada veículo vendido planta-se uma árvore. Essas ações contam pontos para o Programa Município Verde Azul.
A programação teve continuidade na quarta feira, dia 06 de junho, com o plantio de mudas de araucárias na área do portal de entrada da cidade. Segundo o Secretário de Administração, José Shimomura, “as araucárias são arvores da região sul do país. No futuro, quando as árvores estiverem crescidas, os que trafegarem na rodovia Euclides da Cunha e passarem por Jales, poderão admirá-las.”
As mudas que estão bem cuidadas e em boas condições foram trazidas de Santa Catarina por Lorenci Sekoski, sendo que o plantio das mesmas marca o dia Mundial do Meio Ambiente.