Com abertura marcada para o dia 20 de julho, a Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia está chegando. A técnica Pia Sundhage convoca, nessa terça-feira (27), as 26 atletas que irão representar o Brasil no Mundial.
A convocação acontece às 16h, horário de Brasília, e conta com a transmissão da TV Globo, SporTV e Youtube da CBF. Parte das atletas já se encontra na Granja Comary, no Rio de Janeiro, para treinamentos.
A estreia da Seleção Brasileira acontece no dia 24 de julho, contra o Panamá. Em seguida enfrenta ainda a favorita França e a Jamaica, encerrando a primeira fase.
O time brasileiro vem de bons resultados em suas últimas atuações. Em abril jogou a Finalíssima contra a Inglaterra, atual campeã da Eurocopa Feminina, e foi derrotado nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Dias depois, no último amistoso antes da competição, venceu a Alemanha por 2 a 1, com gols de nomes importantes no futebol paulista: Tamires, multicampeã pelo Corinthians, e Ary Borges, ex-jogadora de São Paulo e Palmeiras, onde conquistou o Paulistão de 2022.
Onde assistir?
A Copa será transmitida pelo SporTV na TV por assinatura; pela Globoplay no streaming; e no Ge.com, na internet. A TV Globo pretende passar apenas os jogos da Seleção Brasileira. A CazéTV também transmitirá a competição, e mostrará um jogo por dia, além dos melhores momentos de outras disputas, assim como foi na Copa do Mundo masculina, no ano passado.
A décima Copa das meninas do Brasil
Em busca do seu primeiro título, a equipe brasileira é uma das cinco que esteve presente em todas as nove edições do Mundial que é disputado desde 1991. Além do Brasil, os Estados Unidos, Alemanha, Nigéria e Suécia também conquistaram este feito.
Maior campeão do Mundo entre os homens, as meninas do Brasil conseguiram campanhas importantes, em que pese a falta de apoio histórica ao futebol feminino no país. A melhor delas foi o vice-campeonato em 2007, quando perdeu a decisão para a Alemanha, por 2 a 0. Antes, em 1999, venceu a Noruega nos pênaltis para ficar com a terceira posição.
Em ambas edições contou com a artilheira do torneio. Em 1999, a meia Sissi empatou com a chinesa Sun Wen, com sete gols; e em 2007, com os mesmos sete gols, Marta foi quem mais marcou na competição.
Aos 37 anos, a craque da seleção ainda é a maior artilheira da competição, com 17 gols. A lista ainda conta com Cristiane, atacante do Santos, na sétima colocação, com 11 gols.
O Brasil tem um total de 34 jogos no Mundial, com 21 vitórias, três empates e dez derrotas. São 66 gols marcados e 40 sofridos.