Alvo de um mandado de prisão há 27 anos, Nelson de Jesus Pereira está disputando sua terceira eleição fora da prisão. Ele foi denunciado por ter matado um homem a tiros em uma discussão de bar em 1996, segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), após investigações.
“Nelson Guará”, seu nome nas urnas, é atualmente candidato a vereador em Varzelândia (MG) pelo Cidadania. Antes, ele já havia disputado as eleições pelo mesmo posto em 2016 e 2020. Ele ainda não foi julgado ou condenado pela acusação de homicídio e a coligação pela qual participa do pleito disse estar surpreendida pela ordem de prisão.
A defesa do candidato afirmou à Justiça que ele possui endereço fixo e que a ordem de prisão é desnecessária. A Polícia Civil de Minas Gerais, no entanto, afirmou que fez buscas nesta sexta (20) com a Polícia Federal e não conseguiu encontrá-lo.
Nelson é um dos 61 candidatos alvos de mandados de prisão que participam das eleições deste ano. Há 14 casos criminais (homicídios, furtos, roubos, estelionato, lesão corporal ou associação criminosa) e 47 casos civis (a maioria por pensão alimentícia).