Pela primeira vez com o colombiano James Rodríguez entre os titulares, o São Paulo empatou sem gols com o Botafogo neste sábado (19), no Morumbi, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi o quinto jogo sem vitória do São Paulo na competição, agora numa sequência de duas derrotas e três empates. Assim, caiu para o 10º lugar, com 28 pontos. Já o Botafogo segue liderando com folga, agora com 48 pontos. São 14 pontos de diferença para o Palmeiras, vice-líder, com 34.
O primeiro tempo terminou sem gols, mas não foi por falta de tentativas. O São Paulo assustou logo aos dez minutos, quando Michel Araújo recebeu bom passe de Juan e finalizou para defesa de Lucas Perri. Já o Botafogo demorou, mas chegou com perigo aos 24, em chute de fora da área de Marlon Freitas.
Antes do intervalo, os dois times tiveram novas chances. Aos 44, Michel Araújo saiu jogando errado e entregou a bola para Janderson, que finalizou forte, mas acabou desviando na marcação. O São Paulo respondeu aos 49, quando Luciano tabelou com Juan e o chute acabou saindo pela linha de fundo.
Na etapa final, a partida seguiu muito estudada e equilibrada. O São Paulo usou bastante Luciano na criação, mas sem muito sucesso. Enquanto o Botafogo, mais defensivo, esperou pelos contra-ataques e quase fez aos 20, quando Eduardo chutou para defesa segura de Jandrei.
Conforme o tempo foi passando, o São Paulo aumentou as investidas. Aos 36, Lucas Moura recebeu bola no lado direito da área e finalizou em cima do goleiro Lucas Perri. Mas o Botafogo se manteve bem defensivamente e segurou o empate sem gols como visitante na capital paulista.
Pelo Brasileirão, o São Paulo volta a campo no domingo (27) para visitar o América-MG, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte (MG). Já o Botafogo, no mesmo dia e horário, receberá o Bahia, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
Antes disso, os dois times têm compromissos pela Sul-Americana. O São Paulo visitará a LDU-EQU na quinta-feira (24), às 19h, no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, e o Botafogo jogará na quarta-feira (23) diante do Defensa y Justicia-ARG, às 19h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).