sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Com fortes dores de cabeça, homem descobre pauzinhos presos em cérebro

Há cinco meses sentindo fortes dores na cabeça, um homem no Vietnã descobriu a causa do sofrimento: um par de pauzinhos alojados no seu crânio. Aos 35 anos, o paciente…

Há cinco meses sentindo fortes dores na cabeça, um homem no Vietnã descobriu a causa do sofrimento: um par de pauzinhos alojados no seu crânio.

Aos 35 anos, o paciente não identificado chegou ao Hospital da Amizade de Dong Hoi, em Cuba, no dia 25 deste mês (25/11) reclamando de fortes dores na cabeça, secreção constante e perda de líquidos, informou o Metro. Eram os paus presos no seu cérebro.

Para descobrir o caso inusitado, os médicos realizaram tomografias computadorizadas que revelaram que o homem sofria de pneumoencéfalo hipertensivo — uma condição neurológica rara, mas potencialmente fatal, definida por um aumento perigoso da pressão intracraniana.

Então foi preciso um exame subsequente que revelou a fonte incomum dos sintomas do homem: um par de pauzinhos que teria penetrado em seu nariz e em seu cérebro. Nguyen Van Man, chefe do Departamento de Neurocirurgia, classificou o caso como “muito raro”.

O homem que inicialmente nem imaginava que isso poderia ter acontecido, se recordou de uma briga que se envolveu há cinco meses enquanto bebia. Na memória dele não há recordações detalhadas do conflito, mas conseguiu se recordar que alguém havia o esfaqueado no rosto com um objeto desconhecido.

Na época da briga, ele se apresentou a um hospital e os médicos não encontraram nenhuma anormalidade em seu nariz. Porém o paciente acredita que tenha sido daquela vez e o objeto desconhecido ficou alojado em seu crânio ao longo desses cinco meses.

Através de uma cirurgia endoscópica pelo nariz, os médicos conseguiram remover os pauzinhos. Eles usaram a microcirurgia para selar a fístula – uma conexão anormal entre a artéria e a veia no cérebro e no tecido da medula espinhal.

O paciente se encontra em quadro estável e ainda está internado aguardando a alta hospitalar.

Notícias relacionadas