“A partir de hoje, uma nova vida se revela para todos vocês. Uma vida mais digna, digital e desenvolvida. Sejam bem-vindos à nova Favela Marte. Agora é a hora de decolar”. Foi com essas palavras que o deputado Carlão Pignatari participou, nesta sexta-feira (27), da entrega das 239 moradias da nova Favela Marte, em São José do Rio Preto. O projeto, pioneiro no Brasil, foi realizado em parceria entre o governo do Estado de São Paulo, a ONG Gerando Falcões, a iniciativa privada e a prefeitura municipal, com investimento total de R$ 58 milhões.
Ao lado do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Estado da Habitação, Marcelo Branco, do diretor de Obras da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Silvio Vasconcellos, e de outras autoridades locais e regionais, o deputado comemorou a conquista das famílias beneficiárias. “Hoje é um dia histórico. O desfavelamento representa um novo ciclo para todos vocês. Aproveitem com saúde e sabedoria. Estou muito feliz e agradecido em participar de tudo isso ao lado de pessoas tão especiais”, afirmou Carlão Pignatari.
A nova Favela Marte foi construída sob uma nova perspectiva social, a de trazer mais dignidade para seus moradores. Desde 2020, quando o projeto foi iniciado, 47 famílias estavam em situação de pobreza extrema. Elas foram alojadas em casas alugadas pela ONG Gerando Falcões e passaram por cursos e treinamentos. No ano passado, apenas 24 famílias continuavam na condição de extrema pobreza. Em 2020, 43 famílias estavam iniciando seu processo de dignidade. No ano passado, eram 110 famílias nessa condição, de acordo com a organização.
As novas moradias foram construídas pela CDHU, do governo estadual, e diferem um pouco daquelas de conjuntos habitacionais tradicionais. As casas têm arquitetura diferente e algumas são no estilo sobrado. Também foram construídos prédios para abrigar comércios em geral, tudo para garantir uma urbanização sustentável. É um novo bairro em São José do Rio Preto, com assistência social a todas as famílias, de forma a buscar a prosperidade e garantir a existência humana digna.
O responsável pela ONG Gerando Falcões, Edu Lyra, agradeceu ao apoio de todos, assim como a direção da Nação Valquíria, outra organização local que auxiliou em todo o processo. “Quero parabenizar o Edu Lyra, todos os empresários e empresas que adotaram essa ideia, ao governador Tarcísio, que deu continuidade ao projeto iniciado no último governo, junto do secretário Marcelo Branco e todo o time da CDHU. É um orgulho e felicidade ver tudo isso saindo do papel. Esse é o Estado de São Paulo, que só nos orgulha”, disse Carlão Pignatari.
Antes das obras, a Favela Marte estava em uma área sem qualquer infraestrutura. As moradias eram barracos de madeira. O esgoto corria a céu aberto. As ruas eram de terra e faltava tudo. Agora, uma nova área está abrigando a comunidade, com saneamento completo, asfalto e toda a infraestrutura urbana. A depender da configuração familiar, as moradias têm de 32 metros quadrados a 50 metros quadrados. No local, os moradores terão ainda a Praça da Cidadania, com diversos serviços do Estado, como escola de gastronomia e informática, até um Banco do Povo.