A Prefeitura iniciou a partir da última sexta-feira o cadastramento de cidadãos que realizam a coleta de material reciclável do município de Jales. Até o dia 18 de janeiro, a Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito coletará dados que servirão para organizar o sistema de coleta seletiva a fim de que seja possível garantir a qualidade de vida e de saúde das pessoas que utilizam dessa prática para o sustento familiar.
Os Jalesenses que praticam a coleta deste material já podem procurar a Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito, no Paço Municipal, para preencherem um breve cadastro. Após a coleta destes dados, será iniciado um processo de formalização dos cidadãos e a Prefeitura buscará meios para auxiliá-los no início dos trabalhos.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito informa ainda que a partir do mês de fevereiro não será permitido o armazenamento dos materiais recicláveis em residências e locais impróprios. De acordo com a Secretaria, o acondicionamento indevido do material reciclável pode gerar problemas sanitários e de saúde, além de ferir a legislação atual quanto ao Código de Postura e a no tocante a Vigilância Sanitária.
O intuito do projeto é oferecer melhores condições de vida, de saúde e de renda para as pessoas que manuseiam o material reciclável em Jales. Após esta primeira etapa, os cadastrados serão convidados para uma reunião que apresentará as etapas do projeto e a importância da formalização das atividades de coleta de material reciclável.
Além do apoio da Prefeitura Municipal, demais parceiros deverão ser envolvidos no projeto para o bom andamento das atividades.