No dia 27 de agosto de 2010, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Meio Ambiente, deu início ao projeto de implantação da Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha, denominado “Eco Óleo”.
A ação, que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Sabesp e da empresa ADN – Biodiesel, de Agudos/SP, visa dar uma destinação ambientalmente correta para o óleo de fritura e evitar problemas de obstruções e entupimentos nos sistemas de tubulações residenciais do município.
De acordo com o Departamento Municipal, o objetivo do projeto, que completou dois anos na última segunda-feira, é transformar o que era poluição em combustível, sendo que o óleo vai se tornar biodiesel. O recolhimento atende à legislação municipal (Lei nº 1.919).
Os números apresentados pelo Departamento mostram a evolução da coleta e a boa adesão por parte da população. Conforme os registros, em Valentim Gentil, 12% do óleo de cozinha foram coletados em 2010; 50% em 2011; e em 2012, até o momento 38%.
Para o assessor municipal de Meio Ambiente, Dr. Paiva, a coleta seletiva do óleo é importante na medida em que permite a destinação adequada do material sem gerar degradação e prejuízo ao meio ambiente, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável do município.
Ele ainda lembra que a pessoa que aderir à campanha, sem prazo para se encerrar, pode trocar dois litros de óleo usado por um frasco de detergente.
O programa contempla toda a população de Valentim Gentil, principalmente as escolas da rede pública municipal e estadual. A população participa armazenando o óleo utilizado em garrafas pet´s e encaminhando-o para o Ponto de Coleta, localizado no Departamento de Meio Ambiente (Parque Chopplândia).
Atualmente, foi realizada a adesão de novas parcerias, com os estabelecimentos: Mini Mercado Skinão, Império Supermercado, Restaurante Camacho, Temperos Rotissseria e Monumental, ou seja, um fator fundamental para a continuidade do projeto socioambiental, visando ampliar a área de abrangência e propor alternativas quanto à destinação adequada do óleo de cozinha usado.
Após coletado, o material recolhido é repassado para empresa parceira de beneficiamento do óleo para fabricação de biodiesel – ADN Biodiesel, que realiza a coleta sem qualquer tipo de despesa.