O Colégio Unifev promoveu, na manhã dessa quarta-feira (dia 08), no auditório da Cidade Universitária, uma palestra sobre os direitos das mulheres, com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A convite do Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, a psicóloga e integrante da Rede Panapanã (grupo de mulheres do Noroeste Paulista) Gabriella Barbosa Alves, bateu um papo com os estudantes sobre o movimento feminista e a cultura do estupro.
Durante a abertura da palestra, Stipp fez uma contextualização histórica sobre a representação da mulher nas pinturas e esculturas de diversos períodos, como as Idades Média, Moderna e Contemporânea.
Na sequência, o docente ressaltou a necessidade da discussão de questões latentes da sociedade, em redes sociais, na televisão e na grande imprensa.
“Diariamente, temos preconceitos, ou seja, conceitos prévios em relação às atitudes das mulheres. Olhe em volta e analise a situação como um todo. Infelizmente, de acordo com pesquisas, a cada 15 segundos, uma mulher é violentada no Brasil. Temos que nos posicionar e discutir isso sim! ”, afirmou.
Em sua fala, a psicóloga reiterou a importância de respeitar o corpo do outro. “Esse assunto tem de ser discutido desde cedo com os jovens, para que as meninas não precisem aprender a se defender de possíveis abusadores. Violência contra a mulher é crime e, também, um problema de saúde pública, pois atinge toda a sociedade em esferas morais e psicológicas”.
Para a coordenadora do Ensino Médio, Profa. Ma. Maria da Conceição Morangueira Magri, esse é um tema que poderá estar em pauta nos vestibulares, no Exame do Ensino Médio (Enem) e nos concursos em geral.
“A partir do momento que o aluno tem informação, ele constrói uma consciência crítica e consegue discorrer sobre qualquer outro assunto”, completou a coordenadora.