sábado, 26 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Coalizão cumpre acordo e forma Mesa da Câmara

O acordo firmado pala coalizão formada por seis vereadores eleitos e reeleitos à Câmara Municipal de Olímpia, apesar das muitas pressões denunciadas por eles, foi cumprido à risca na noite…

O acordo firmado pala coalizão formada por seis vereadores eleitos e reeleitos à Câmara Municipal de Olímpia, apesar das muitas pressões denunciadas por eles, foi cumprido à risca na noite de quinta-feira passada, 1º de janeiro, e o petista Hilário Juliano Ruiz de Oliveira foi eleito presidente. Dos sete vereadores eleitos pela oposição, somente Dirceu Bertoco (PR) não integrou a coalizão, votando no situacionista Beto Puttini (PTB) para presidente, e em si mesmo para vice-presidente.

A Câmara Municipal recebeu um público recorde na noite de quinta, ocupando toda a galeria, os corredores e escadas da Casa, e até mesmo a Sala da Imprensa. Mas as manifestações do público não foram hostis aos vereadores durante a eleição da Mesa, nem ao prefeito empossado, Geninho Zuliani (DEM). Apenas um cidadão, que consta ser advogado, fez ma-nifestações em desacordo com o local, o que levou à reprimenda do vereador João Magalhães (PMDB), que discursava no momento, e do presidente já empossado, Hilário Ruiz. No mais, a sessão transcorreu sem maiores incidentes e até num clima de cordialidade.

Durante a votação para a formação da Mesa diretora foi possível perceber que ainda havia esperanças, da parte dos correligionários de Zuliani, de que algo diferente acontecesse, mudando o resultado final previamente anunciado. Mas o acordo firmado e anunciado pelos seis vereadores da coalizão na tarde do dia 3 de dezembro passado, foi cumprido à risca e todos os integrantes da Mesa foram eleitos por seis votos contra quatro.

Reforço
A bancada zulianista contou com o “reforço” do vereador Dirceu Bertoco, eleito pela coligação Integração, de Dr. Pituca, que não apresentou justificativa melhor do que o fato de Puttini ser considerado seu amigo, para votar nele para presidente. E surpresa maior foi ele ser o candidato à vice-presidência na chapa zulianista, recebendo três votos, além do seu, para o cargo. Primo Gerolim (DEM) foi o candidato a 1º secretário, e Agnaldo Moreno, o Lelé (DEM), a segundo secretário. Todos receberam quatro votos.

Mas, com seis votos, foram eleitos para a Mesa, para o biênio 2009/2012, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, como presidente, Rodnei Rogério Fréu Ferezin, o Toto Ferezin vice-presidente, José Elias Morais (PMDB) 1º secretário, e Priscila Seno Mathias Netto Foresti, a Guegué (PRB), 1ª secretária.

A sessão de votação e posterior posse do prefeito eleito teve início às 19h35, e às 19h50 todos os edis já estavam empossados. Às 20h30 a Mesa já estava eleita. Assumiu a condução da sessão o vereador mais votado em outubro, Toto Ferezin, que “nomeou” José Elias Morais seu auxiliar. Após solicitar a prestação de contas de cada eleito ou reeleito (foi dispensada a apresentação do diploma eleitoral), aconteceu a cerimônia do juramento de cada um deles e posteriormente a posse e a eleição para a Mesa.

Exatamente às 20h30 teve início a cerimônia de posse do prefeito eleito Eugênio José Zuliani – Geninho Zuliani (DEM), e do seu vice, Gustavo Pimenta (PSDB). A cerimônia propriamente dita durou apenas cinco minutos, não contando o tempo do discurso de pos-se do prefeito, também curto e sem muita consistência. Depois, cada vereador fez seu discurso, prolongando a sessão até por volta das 21h30, quando foi dada por oficialmente encerrada.

Notícias relacionadas