O Centro Municipal de Treinamento de Mão de Obra (CMTMO) entregou na quinta-feira, dia 9, certificado de conclusão dos cursos de pedreiro assentador e eletricista instalador para 21 mulheres e iniciou mais 7 turmas nos cursos profissionalizantes com cerca de 150 alunos inscritos.
Os cursos, exclusivamente para mulheres, foram concluídos na noite de quinta-feira. Receberam certificados, 21 mulheres, 9 no curso de pedreiro assentador e 12 no curso de eletricista instalador. O coordenador do CMTMO, José Paulo Coelho, destacou a força de vontade das mulheres para concluírem os cursos e anunciou que deve lançar novos cursos para mulheres.
Na solenidade de entrega dos certificados, Neiva Herrero, que representou a Secretaria Municipal de Educação, elogiou a disposição das mulheres que romperam com preconceitos e concluíram os cursos. Citou que 70% dos alunos que concluem cursos profissionalizantes têm mais chances de empregos. Antonio Carlos Morettin, coordenador do Senai, lembrou que há carência de mão de obra nestas áreas e que a capacitação representa uma porta aberta ao mercado de trabalho.
Na mesma noite, o CMTMO iniciou 7 novas turmas de cursos de profissionalizantes, totalmente gratuitos, nas áreas de operador de serigrafia, eletricista, torneiro mecânico, pintor (turmas à noite), panificação (turmas tarde e noite), , informática (com turmas manhã, tarde e noite) e costura eclética (turmas tarde e noite), com 150 alunos inscritos. Há lista de espera. Os cursos têm duração de 4 meses.
O CMTMO recebeu novas máquinas para o curso de torneiro mecânico. “Recebemos 7 tornos novos e agora passamos a contar com 19 máquinas para o curso de torneiro mecânico”, disse José Paulo Coelho.