sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CMAS E CMDCA empossam conselheiros

Nesta quarta-feira (29), às 14h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, acontecerá a cerimônia de posse dos novos conselheiros do CMAS – Conselho Municipal de Assistência…

Nesta quarta-feira (29), às 14h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, acontecerá a cerimônia de posse dos novos conselheiros do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, e CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Logo depois, conselheiros titulares e suplentes elegerão as diretorias para o biênio 2011/2013.

Foram convidados para o evento, os membros do Conselho Tutelar, integrantes de diretorias de entidades assistenciais, secretários municipais, vereadores, juízes e promotores.

A mesa principal deverá ser presidida pelo vice-prefeito Cabo Valter Pereira, uma vez que o prefeito Junior Marão encontra-se em viagem. Atualmente, o CMAS é presidido por Neisser Borges, enquanto que o CMDCA é conduzido por Vilma Marona de Oliveira.
A principal função do CMAS é fiscalizar e firmar parceria com o executivo municipal na prestação de serviços à população. Dentre suas ações estão o cumprimento da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social – e do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O CMDCA tem como objetivo garantir a proteção integral e construir políticas públicas de atenção às crianças e aos adolescentes.

O secretário da Assistência Social, Osmair Ferrari enfatiza a importância da atuação dos representantes do poder público nos conselhos.

“A integração dos membros do conselho do poder público com os da sociedade civil é fundamental, pois o intercâmbio de informações entre as duas áreas contribui muito para o trabalho desenvolvido pelos conselhos”, afirma. O trabalho dos conselhos ajuda muito nas soluções dos problemas enfrentados pelo município.

É um trabalho realizado em conjunto com pessoas do poder publico, da sociedade civil e poder executivo que trabalham na definição de políticas para melhor atendermos à população.
Para Ferrari, os conselhos são espaços de aprendizagem.

“Os conselhos merecem um olhar diferenciado, pois é onde se aprende sobre política, cidadania e, principalmente, sobre a natureza humana. Espero que os novos conselheiros sejam tão dedicados, eficientes e colaboradores quanto os atuais, cujo trabalho é reconhecido por toda a comunidade”, enfatiza.

Notícias relacionadas