Neste mês, a CMAF (Câmara de Mediação e Arbitragem de Fernandópolis) completa um ano de serviços prestados para a resolução de conflitos dos processos judiciais. Desde que foi instalada na sede da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), a CMAF teve como missão resolver questões empresariais e controvérsias que envolvam bens patrimoniais, por meio da mediação ou arbitragem.
Com procedimentos mais ágeis e com o auxílio de mediadores e árbitros da Câmara, a CMAF já contabilizou 193 atendimentos durante o ano, sendo 44 processos finalizados, 16 processos que já fecharam acordo entre as partes e 133 casos encaminhados, em fase de negociação. As técnicas utilizadas para a resolução de conflitos são a mediação (que facilita o diálogo entre as partes) e a arbitragem (por meio de uma sentença de árbitro que normalmente é especialista no assunto discutido).
De acordo com Luciana Toledo, advogada e secretária executiva da CMAF, a cada dia cresce o interesse das empresas e particulares em usar os serviços oferecidos. “Vejo a CMAF como uma porta aberta para o empresário que se depara todos os dias com a gaveta ‘cheia de inadimplência’. A Lei de Arbitragem é ágil e moderna, proporcionando ferramentas eficazes para a solução de seus casos, na grande maioria deles”, afirma a secretária executiva. Segundo ela, o maior volume de processos tem sido na área de cobrança de cheques, notas promissórias e duplicatas, com uma porcentagem satisfatória na solução dos acordos e das finalizações.