sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Clube da Turma completa dois anos com 1,3 mil atendidos

Número é mais que o dobro de quando o projeto foi iniciado, em 2005 O projeto Clube da Turma, da Secretaria da Educação e Cultura de Votuporanga, completa em fevereiro…

Número é mais que o dobro de quando o projeto foi iniciado, em 2005

O projeto Clube da Turma, da Secretaria da Educação e Cultura de Votuporanga, completa em fevereiro dois anos de funcionamento na rede municipal de ensino na cidade. Criado em 2005, como aprimoramento do o CCIJ (Centro de Convivência Infanto Juvenil) e com o objetivo de dar assistências às crianças carentes, o Clube da Turma atende hoje 1.350 mil crianças com idade entre seis e 11 anos — mais que o dobro que em 2005, quando eram atendidos 500 estudantes.

O crescimento desde quando criado deve-se aos bons resultados nos bairros da cidade. A incitativa, considerada pioneira no Estado de São Paulo, busca aprimorar o conhecimento das crianças e proporcionar atividades que abram espaço para a inclusão de estudantes. O projeto pretende aumentar não só o aprendizado dos alunos do ensino municipal, mas qualificar e desenvolver os sentidos pedagógicos, além de incentivar a criatividade das crianças.

De acordo com a coordenadora, Maria da Graça Morini, os resultados aparecem em pouco tempo. “As crianças que tinham dificuldades em se socializar conquistaram mais colegas, vencendo os desafios. E em sala de aula, professores relatam que os alunos aumentaram o poder de concentração principalmente com a matemática”, afirma.

Durante 2005, o projeto foi desenvolvido de forma experimental, apenas em algumas escolas da cidade. No ano passado, em conseqüência da avaliação positiva dos pais, professores e comunidade, o projeto foi ampliado e todos os 11 Centros de Educação Municipal (CEM) da cidade passaram a receber as aulas do Clube da Turma.

Para atender um número maior de alunos, o projeto ampliou o quadro de profissionais, passando de 12 para 33 professores e as atividades de 10 para 15 (números relativos a 2005 e 2006). Para 2007, a expectativa é que o número de atendidos aumente. Em função da grande procura, a Secretaria da Educação vai aumentar neste ano o número de vagas e de professores. “O projeto vai crescer ainda mais”, afirma Maria da Graça.

Além disso, o número de atividades desenvolvidas vai aumentar. Além das aulas de Hora de Leitura, Jardinagem, Etiqueta, Dança, Capoeira, Informática, Break, Rádio, Artesanato, Lar Doce Lar, Teatro, Grafite, Jogos, Brincadeiras e Contos e Fábulas, serão incluídas as aulas de música e coral.

As matrículas para os interessados em participar do “Clube da Turma”, se iniciam após o começo do ano letivo, em fevereiro. Os pais ou responsável devem procurar a diretoria da escola na qual o filho está matriculado para fazer a reserva. As vagas são limitadas.

Notícias relacionadas