O Procon de Votuporanga realizou, na tarde de ontem, uma série de audiências com consumidores da cidade e região, ex-clientes da revenda de motos Sundown, que recentemente encerrou suas atividades no município. A maior parte das queixas referia-se à não realização das revisões obrigatórias, a falta de assistência técnica, a não disponibilidade de peças e descumprimento de contrato.
No total, 21 reclamações estão protocoladas no órgão de defesa do consumidor, sendo que para tentar resolver as pendências, a diretora do Procon, a advogada Andréa Thomé, marcou para a tarde de ontem uma série de audiências, oportunidade em que estiveram presentes o gerente para o interior da Sundown, Milton Antonio Eller Júnior e a advogada da empresa, Tatiana Evangelista.
“Das oito audiências realizadas, podemos dizer que em sete o resultado foi positivo, com o devido encaminhamento das questões”, disse Andréa. Segundo ela, “o grande problema é que as irregularidades não foram praticadas pela fabricante e sim pela revenda, porém a presença de seus representantes aqui no Procon, demonstrou que existe boa vontade por parte da empresa”.
Como a revenda fechou suas portas há dois meses, os adquirentes das motocicletas ficaram preocupados com as revisões obrigatórias. De acordo com um dos reclamantes, que não quis se identificar, “como a revisão só pode ser feita na concessionária ou numa oficina autorizada, a gente ficava desesperado, sem saber o que fazer. Além disso, se a moto apresentava defeito, não podíamos levar em qualquer oficina, pois ia perder a garantia”.
Sobre isso, Andréa disse que, no início, “existia uma orientação para que os proprietários se dirigissem à concessionária de Rio Preto, o que gerou a insatisfação dos proprietários diante das despesas que esse deslocamento determinava. A lei determina que nos três primeiros meses de vigência da garantia, caso não haja a concessionária na cidade, as despesas devem correr por conta dos vendedores. Ponderamos isso e, com o credenciamento de uma oficina em Votuporanga, cremos que este problema especificamente será resolvido”.
Oficina
Eller Junior informou ao Procon a decisão da Sundown de credenciar a oficina Hobby Motos, localizada na Rua Itacolomi, para funcionar como assistência técnica autorizada. De acordo com o proprietário da oficina, Sílvio Roberto Pires, “antes da abertura da Uma, nós já éramos a autorizada pela fábrica. Porém, quando abriu a revendedora, ela assumiu a assistência técnica”, disse.
Pires esclareceu ainda que “a partir do instante em que fomos novamente procurados e autorizados pela fábrica, passamos a realizar os serviços e nos empenharmos para auxiliar os proprietários que têm nos procurado. As revisões são gratuitas, mas com relação a peças e acessórios, o dono da moto precisa saber que algumas não estão disponíveis para reposição imediata, já que não dispomos de peças no estoque”.