O São Paulo anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico Cláudio Mortari para comandar seu novo time de basquete. Em 2019, o Tricolor vai disputar a Liga Ouro, torneio que dá vaga no NBB.
Um dos mais vencedores e experientes treinadores do Brasil, Mortari ganhou cinco títulos nacionais, dois sul-americanos e faturou o Campeonato Mundial de 1979 com o Sírio, numa equipe histórica que contava com Oscar, Marcel, Eduardo Agra e outros grandes nomes do esporte.
Mais recentemente, conquistou a Liga das Américas e chegou ao vice-campeonato da Copa Intercontinental com o Pinheiros, ambos em 2013. Mortari também se notabilizou como um colecionador de campeonatos estaduais: foram dez títulos por oito equipes diferentes.
“Sabemos da importância disso tudo, mas trabalhar no São Paulo nunca vai ser um desafio, será sempre alguma tarefa a ser realizada. Felizmente minha carreira tem sido marcada por êxitos e em alguns deles aconteceram em projetos que começamos da mesma forma que aqui”, analisou.
Com a inclusão do São Paulo, a Liga Ouro terá oito equipes em 2019. Além do clube paulista, estão garantidos no torneio: Basquete Blumenau (SC), Campo Mourão Basquete (PR), Cerrado Basquete (DF), Londrina Unicesumar Basketball (PR), Pato Basquete (PR), Rio Claro/Renata (SP) e Unifacisa (PB).
O Vasco, em 2016, o Botafogo, em 2017, e o Corinthians, este ano conquistaram através da Liga Ouro uma vaga no NBB. Além deles, o campeonato conta com outro clube gigante no futebol, o Flamengo, que conquistou cinco de suas dez edições já realizadas.