Paciente acordada foi operada em Rio Preto. A cirurgia aconteceu na quinta-feira passada, 28, sendo a paciente internada posteriormente na UTI e, após evolução satisfatória, em quarto hospitalar.
O nome da cirurgia ‘Awake’ significa acordado. É justamente esse diferencial que faz desse procedimento uma inovação no setor da medicina.
Ricardo Caramanti, neurocirurgião oncológico, conta que a paciente descobriu o tumor há cerca de quatro meses. Outro fator é que, antes de decidir pela cirurgia, é fundamental um estudo de caso.
O especialista ainda explica que o tumor da paciente Sueli Vieira de Souza, de 52 anos, localizado no cérebro ao lado direito, corresponde à área motora. Dessa forma, o fato da paciente estar acordada define o êxito da incisão.
“Pedimos para que Sueli levantasse seu braço e mexesse as mãos para constatar que não houvesse nenhuma lesão. Porém, não basta mapear, é todo um processo com cuidado que identifica diversas áreas e deve ser desenvolvido com destreza para não provocar nenhum dano permanente”.
Caramanti ainda ressalta o alinhamento da equipe sendo imprescindível no resultado final. A paciente está em repouso e dará continuidade ao tratamento oncológico.