domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cinema brasileiro será homenageado em festival na Espanha

O cinema brasileiro contemporâneo será um dos focos da 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Madri, o Filmadrid, que será realizado de 6 a 15 de junho em…

O cinema brasileiro contemporâneo será um dos focos da 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Madri, o Filmadrid, que será realizado de 6 a 15 de junho em vários pontos da capital da Espanha. O evento reunirá 90 filmes, 42 deles concorrendo a prêmios.

“É a melhor competição oficial que tivemos nas cinco edições”, garantem os diretores Fernando Vílchez e Nuria Cubas, que receberam a inscrição de mais de 800 filmes, quase o dobro do ano anterior. O longa “Sete Anos em Maio”, do diretor mineiro Affonso Uchôa, concorrerá ao prêmio principal com filmes do Irã, do Canadá e da Bulgária, por exemplo.

Além da competição oficial, o Filmadrid terá dentro do programa as seções “Foco”, dedicadas a cineastas de grande relevância internacional, de acordo com os organizadores.

Uma delas será o “Foco Um sonho intenso”, com sete filmes do cinema brasileiro contemporâneo inéditos na Espanha: “A Quarta e Última Morada” (Mariana Shellard), “Tragam-me a Cabeça de Carmen M.” (Felipe Bragança e Catarina Wallenstein), “Calypso” (Rodrigo Lima e Lucas Parente), “Os Jovens Baumann” (Bruna Carvalho Almeida), “Princesa Morta do Jacuí” (Marcela Ilha Bordin), “Sedução da Carne” (Júlio Bressane) e “Sol Alegria” (Tavinho Teixeira).

Fora da competição serão exibidos filmes como “Romantic Comedy”, da britânica Elizabeth Sankey – um mordaz estudo sobre os papéis de gênero na comédia romântica – e “Ray & Liz”, a estreia na direção de cinema do fotógrafo Richard Billingham, que participará do festival.

O Filmadrid também exibirá “The Movie Orgy” (1968), de Joe Dante, um filme de mais de quatro horas de duração e classificado como “diversão cinematográfica”. O encerramento ficará por conta de “Na Delegacia”, do francês Quentin Dupieux, uma peça de humor absurdo.

Notícias relacionadas