Cinco professores da UNIFEV foram selecionados para desenvolver pesquisas científicas com auxílio de bolsas, por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Instituição.
Os docentes que tiveram seus trabalhos aprovados foram: Prof. Me. Anderson Bençal Indalécio; Profa. Ma. Caciane Dallemole de Souza; Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia; Prof. Dr. Jahyr Gonçalves Neto; e Profa. Dra. Talita Pereira Dias.
Os pesquisadores, que iniciarão suas atividades a partir de janeiro de 2017, terão um ano para concluir os estudos. Os docentes receberão uma bolsa conforme a titulação. Para mestres, o valor é de R$ 755,78 e, para doutores, de R$ 869,30.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário de Votuporanga, Profa. Ma. Patrícia Salles Maturana de Souza, o Processo Seletivo recebeu, ao todo, 14 projetos.
“Foram inscritos trabalhos atuais e de grande relevância para as suas respectivas áreas. Tenho certeza de que será um ano bastante produtivo para os docentes e alunos envolvidos”.
Selecionados
O Prof. Me. Anderson Bençal Indalécio desenvolveu a pesquisa intitulada “Utilização de jogos digitais como artefato mediador da aprendizagem na educação matemática de educandos nativos digitais: uma abordagem histórico-cultural”.
A Profa. Ma. Caciane Dallemole de Souza tem como tema de seus estudos a “Maturação biológica e aptidão física relacionada à saúde de adolescentes: comparação de equações preditoras da idade óssea e somática”.
“O gênero social na concepção de alunos e de professores das redes pública e privada de ensino de Votuporanga-SP” é o assunto a ser discorrido pelo Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia.
O projeto do Prof. Dr. Jahyr Gonçalves Neto tem como tema a “Mão biônica controlada por bluetooth”.
Já a Profa. Talita Pereira Dias desenvolverá a pesquisa intitulada “A educação infantil como contexto para promoção de desenvolvimento socioemocional em crianças: avaliação de recursos”.