domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cinco novos semáforos serão instalados

É na Avenida Brasil e na área central de Votuporanga que os motoristas começarão a perceber as primeiras mudanças que devem ser feitas no trânsito da cidade até junho deste…

É na Avenida Brasil e na área central de Votuporanga que os motoristas começarão a perceber as primeiras mudanças que devem ser feitas no trânsito da cidade até junho deste ano. Em março, cinco novos semáforos serão instalados, a fim de adequar a circulação viária do município ao TAC (Termo de Ajuste de Conduta), proposto pelo Ministério Público à Prefeitura, no final de 2007.

A licitação para a compra dos equipamentos foi realizada no último dia 14 e homologada anteontem. A empresa vencedora foi a Ez-Lite Comércio de Sinalização de Trânsito Ltda- EPP, com sede em São Paulo.

Os semáforos, todos de duas fases, cujo tempo de espera é de no máximo 30 segundos, serão implantados nos cruzamentos das ruas Itacolomi com Pernambuco e General Osório, Bahia com Rio de Janeiro, Fioravante Poiane e Antonio Batista Pereira com a Avenida Brasil.

Segundo Marcelo Marin Zeitune, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, a instalação do equipamento entre as ruas Pernambuco e Itacolomi, próximo a Praça São Bento, já estava previsto pela Prefeitura antes da elaboração do TAC, pois muitos acidentes são registrados no local.

Quanto a Avenida Brasil, considerada outro ponto problemático da cidade, Zeitune explica que a opção foi intensificar a sinalização nos cruzamentos com as ruas Fioravante Poiane e Antonio Batista Pereira, porque se fosse colocado um semáforo na rotatória que une a via a Avenida José Marão Filho, o trânsito praticamente pararia naquela região. “Na rotatória, próximo ao Auto Posto Vilar, é inviável instalar um semáforo, porque ele seria de quatro fases. Considerando que cada uma delas é de 30 segundos, um motorista poderia ficar até um minuto e meio aguardando o sinal verde. Isso prejudicaria mais ainda a circulação naquela local”, explicou.

Além dos novos equipamentos, na Avenida Brasil serão colocadas diversas placas indicando a proibição de conversões à esquerda, para quem transitar no sentido Zona Norte/Centro. “Tudo isso foi planejado em busca de mais segurança. Quem seguir pela Avenida Brasil, na direção bairro Pozzobon ao centro da cidade e querer chegar a Rua Pernambuco, por exemplo, terá que pegar a Rua São Paulo e mais outra via como a Rua Guaporé. Já quem desejar retornar pela Avenida Brasil no sentido contrário (Centro/bairro Pozzobon), também terá que seguir rumo a Rua São Paulo, pegar uma paralela e sair na Rua Amazonas. Tais mudanças não só diminuirão a velocidade, como acabarão com aquela confusão de cruzamentos e retornos na Avenida Brasil”.

Ainda de acordo com diretor de trânsito, todas as ruas que cruzam a Avenida Brasil serão transformadas em mão única. A licitação para a compra de todo o material usado na sinalização das mudanças propostas pelo TAC, acontecerá no próximo dia 27. (Leliane Petrocelli)

Notícias relacionadas