


Cientistas da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, descobriram uma criatura mumificada de aparência incomum, com mãos semelhantes às humanas. A descoberta foi apelidada de “Capacabra” – nome que combina a palavra “chupacabras”, do folclore latino-americano, com a sigla do grupo universitário. O espécime foi encontrado em 2018.

O animal tem aproximadamente o tamanho de um gato pequeno, cauda longa e fina, além de outras características corporais que lembram espécies felinas. Seus membros, porém, assemelham-se aos dos humanos. “Ele tem mãos quase humanas. Tem cinco dedos, unhas e tudo. Parece quase humanoide”, explicou Jerielle Cartales, doutoranda da Universidade de Dundee, na Escócia.
A mumificação está muito avançada, o que dificultou a identificação precisa do espécime. Diversas hipóteses foram levantadas inicialmente, como a de que se tratava de algum tipo de gato, cão ou guaxinim. Posteriormente, a criatura foi submetida a estudos radiográficos que permitiram comparar seu esqueleto com diferentes espécies conhecidas. Embora não tenha havido correspondências completas, os cientistas consideram o guaxinim o candidato mais provável. Capacabra, porém, continua sendo um mistério.
