segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cientistas descobrem sorvete menos calórico e que derrete devagar

Quem curte um sorvete ou picolé costuma reclamar de ter que tomar rapidamente, sem muito tempo para apreciar os sabores, para que ele não derreta e faça aquela sujeira! Mas…

Quem curte um sorvete ou picolé costuma reclamar de ter que tomar rapidamente, sem muito tempo para apreciar os sabores, para que ele não derreta e faça aquela sujeira! Mas agora, este problema acabou, você vai ter mais tempo para deliciar-se!

A novidade é a proteína BsIA, produzida naturalmente, ou seja, já presente na cadeia alimentar e, atualmente, usada para fermentar alguns alimentos. O princípio é o seguinte: ela mantém o óleo e a água, existentes nos sorvetes, sempre misturados, impede a fuga do ar e ainda reveste os cristais de gelo, impedindo que esses derretam rapidamente.

A novidade veio das Universidades de Edimburgo e Dundee, na Escócia e vai agradar muita gente! Segundo relatado, a proteína não impede o sorvete de derreter, mas ele vai se manter estável por muito mais tempo e os pingos indesejáveis não vão mais existir.

As vantagens não param por aí, o fato da proteína unir o ar, a gordura e a água vai impedir a formação daqueles cristais de gelo “separados” da parte cremosa do sorvete, tornando-o mais fino e leve, com uma textura mais homogênea.

A diminuição das calorias justifica-se pela substituição de parte da gordura pela proteína, ou seja, teremos um sorvete com menos gorduras saturadas, mais saudável e sem alteração do sabor!

Agora, é cruzar os dedos para que a novidade chegue ao mercado o mais rápido possível, já que os cientistas prevéem de 3 a 5 anos para que ela esteja disponível e pronta para consumo.

Notícias relacionadas