quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cientistas descobrem ‘bactérias vampiras’ que podem matar

Cientistas da Universidade Estadual de Washington conduziram uma pesquisa sobre infecções no fluxo sanguíneo, descobrindo que pelo menos três tipos de bactérias são atraídas pelo soro sanguíneo humano: Salmonella enterica,…

Cientistas da Universidade Estadual de Washington conduziram uma pesquisa sobre infecções no fluxo sanguíneo, descobrindo que pelo menos três tipos de bactérias são atraídas pelo soro sanguíneo humano: Salmonella enterica, E. coli e Citrobacter koseri.

O estudo, liderado pelo professor Arden Baylink, identificou essas bactérias “vampíricas” como principais causas de morte em pessoas com doenças inflamatórias intestinais ou sangramento intestinal. A pesquisa, financiada pela WSU e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, nos Estados Unidos, foi publicada na revista eLife.

“As bactérias que infectam o fluxo sanguíneo podem ser letais. Descobrimos que algumas das bactérias que mais comumente causam infecções do fluxo sanguíneo na verdade detectam uma substância química no sangue humano e nadam em direção a ela”, disse baylink.

Já a estudante Siena Glenn, autora principal da pesquisa, disse que a descoberta pode ser positiva, uma vez que a partir dela será possível elaborar novos remédios para o trato intestinal. “Esses medicamentos poderiam melhorar a vida e a saúde de pessoas com doenças inflamatórias intestinais que têm um alto risco de infecções do fluxo sanguíneo”, disse em entrevista ao La Nacion.

Notícias relacionadas