quinta, 12 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades da região lideram casos de gripe no Estado; vacinação é reforçada

Cidades da região de São José do Rio Preto estão entre as que mais registraram casos de síndromes gripais em todo o estado de São Paulo neste ano. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde acendem um alerta e reforçam a importância da vacinação, que está disponível para toda a população.

O levantamento considera a incidência por 100 mil habitantes, o que faz com que municípios de menor porte apareçam no topo do ranking. Mesmo assim, o índice é motivo de preocupação, pois indica uma maior circulação do vírus nessas localidades.

Municípios Mais Afetados

As cinco cidades paulistas com a maior incidência de casos de síndromes gripais por 100 mil habitantes, com dados atualizados até 4 de junho, são:

  • Adolfo
  • Bady Bassitt
  • Estrela D’Oeste
  • Potirendaba
  • São João das Duas Pontes

Já entre os municípios com a maior mortalidade por 100 mil habitantes, destacam-se: Marapoama, Monções, Planalto, Potirendaba e Zacarias.

Ao todo, o estado de São Paulo registrou 27.507 casos de síndromes gripais e 2.195 mortes até o início de junho. Entre os óbitos, 68% das vítimas tinham comorbidades, com destaque para problemas cardiovasculares.

Vacinação é Essencial para Prevenção

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente em unidades de saúde de todo o estado. Diversos municípios já liberaram a aplicação para toda a população, e a imunização tem um papel fundamental na redução de casos graves e na diminuição da lotação das unidades de saúde.

A orientação é que todas as pessoas que ainda não tomaram a dose deste ano procurem o posto de saúde mais próximo. A vacinação é segura, eficaz e uma das principais formas de prevenção contra a doença.

Notícias relacionadas