domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cidade Portinho Itinerante chega a Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis está recebendo esta semana a Cidade Portinho Seguro, implantada na quadra da escola municipal Gaspar Ruas, no Jardim Rosa Amarela. A iniciativa em parceria com a…

A Prefeitura de Fernandópolis está recebendo esta semana a Cidade Portinho Seguro, implantada na quadra da escola municipal Gaspar Ruas, no Jardim Rosa Amarela. A iniciativa em parceria com a Porto Seguro de São José do Rio Preto pretende conscientizar cerca de 1,5 mil alunos de 5 a 11 anos de todas as escolas sobre a educação no trânsito.

Nesta terça-feira, o prefeito Luiz Vilar, acompanhado da diretora da Educação, Darci Marin e do coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Gilmar Cestaro, de professores e o vereador Rogério Chamel, conheceu a Cidade Portinho, que dá início ao projeto de educação no trânsito em Fernandópolis.

O Departamento Municipal de Trânsito e a Diretoria da Educação já estão desenvolvendo projeto de orientação e educação no trânsito, que terá início nas escolas, dando seqüência à comunidade. O Prefeito Luiz Vilar destacou que a vinda a Cidade Portinho para Fernandópolis é o primeiro passo para implantar uma estrutura nos mesmo moldes, mas fixa na cidade. “Para que todas as famílias de Fernandópolis tenham condições de aprender com seus filhos, pretendemos instalar aqui uma cidade permanente, nos mesmos moldes”.

A Cidade Portinho Seguro foi desenvolvida para atender crianças de escolas e instituições de todo o Brasil. Seu objetivo é transmitir a educação no trânsito, conscientizando o motorista de amanhã e desenvolvendo o respeito às regras de trânsito desde cedo.

Durante a aula, a garotada recebe “multas” fictícias quando não cumprem a lei, e incentivos quando corrigem o erro. Também recebem histórias em quadrinhos e assistem ao vídeo educativo “Uma aventura na cidade maluca”, que une personagens reais e desenhos animados em cenários coloridos para explicar didaticamente as principais regras de trânsito. Ao final, todas recebem a “Carteirinha de Motorista Mirim”, para se lembrarem das importantes orientações que aprenderam em meio ao passeio.

Notícias relacionadas