segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cidade Limpa coleta quase 3 mil toneladas de lixo

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços da Prefeitura encerrou nesta segunda-feira (14/7) o programa Cidade Limpa, em Votuporanga. O balanço oficial apresentado pela coordenação dos trabalhos registrou…

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços da Prefeitura encerrou nesta segunda-feira (14/7) o programa Cidade Limpa, em Votuporanga. O balanço oficial apresentado pela coordenação dos trabalhos registrou a coleta de 2.796 toneladas de recolhidas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, o que significa mais de 2,7 milhões de quilos de lixo em dez dias de trabalho. O serviço paralisou nos finais de semana e feriado.

O coordenador Amarildo Lopes de Lima, conta que foram organizadas cinco equipes compostas por dois caminhões, uma pá carregadeira e quatro ajudantes passando nos 92 bairros divididos em setores. Cada caminhão fez cerca de seis viagens por dia.

O lixo foi enterrado na antiga estrada do Horto que está desativada. O local foi autorizado pela Cetesb, dentro das normas de descarte regular dos materiais. O Secretário do Meio Ambiente e Gestão de Serviços, Celso Teófilo Brandão Ribeiro, explica que o lixo colhido no Cidade Limpa não traz riscos de contaminação ao subsolo, por ser em sua maioria composto por madeiras e galhos. “O lixo foi enterrado e entrará em decomposição com o tempo sem riscos de contaminação ao subsolo”, diz.

Votuporanga participou do Cidade Limpa nos anos de 2001, 2002, 2005 e 2008 e obteve bons resultados no combate a proliferação de insetos e na limpeza de terrenos e quintais. “O Cidade Limpa é como um mutirão em defesa da limpeza de nossa cidade”, destaca o secretário do Meio Ambiente. Além disso, desde 2006, a prefeitura adotou uma campanha permanente de conscientização da população. Os proprietários de lotes e terrenos baldios devem manter limpos estes locais, caso isso não ocorra a própria prefeitura executa o trabalho e emite a cobrança dos serviços ao proprietário que não cumpriu a regulamentação, prevista no Código de Postura do município.

Notícias relacionadas