A Estância Turística de Olímpia se tornou “cidade coirmã” da Olympia Antiga, da Grécia, em 2019, e para celebrar o feito, fortalecendo os laços culturais e fraternos entre as nações, o município foi pioneiro ao edificar um monumento de homenagem, entregue oficialmente, na manhã desse domingo (22).
Em cerimônia a céu aberto, foi inaugurada a estátua da Deusa Nikki, conhecida como Deusa Vitória, cuja obra original se encontra no Museu Arqueológico da cidade grega e sua imagem é cunhada, desde 2004, nas medalhas das Olimpíadas. O monumento contemporâneo com cerca de 8 metros de altura foi implantado em uma rotatória da Avenida Benatti, no Vale do Turismo, onde também foi construída uma praça com gramado e oliveiras ao redor, além de contar com outros deuses olímpicos esculpidos.
O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Grécia, Stylianos Hourmouziadis, que fez seu discurso em português e grego, uma vez que o ato foi transmitido ao vivo pelo Youtube da Prefeitura, sendo acompanhado pelas lideranças gregas.
“Com muito prazer, acompanhei o estreitamento das relações dessas duas prefeituras desde o início e parabenizo a todos por isso. Estou aqui para prestar homenagem aos amigos olimpienses que escolheram a Antiga Olympia, não só com sua amizade e fraternidade, mas também com essa estupenda cópia da sagrada estátua da deusa Nikki, a Deusa da Vitória. A Grécia fica a 10 mil quilômetros de distância, mas, hoje, está mais perto do que nunca através desse monumento. Essa maravilhosa estátua se apresenta, coroando os vencedores e que, em um mundo cada vez mais complexo, nós, olimpienses antigos e modernos, possamos ser sempre vencedores e unidos, lembrando sempre que as vitórias podem ser transitórias, por isso, parcerias como essa que celebramos hoje são tão importantes. Esta união e irmandade são um passo muito promissor”, declarou.
O prefeito da Olympia grega, Georgio Georgiopoulos, também se pronunciou por meio de um vídeo enviado especialmente para o ato solene. “As relações de amizade assim como a irmanação entre a Antiga Olympia e a cidade de Olímpia, do Estado de São Paulo, se fazem hoje ainda mais próximas. A decisão da Prefeitura de Olímpia em criar esse monumento que representa a famosa escultura da deusa Nikki do escultor antigo grego Peónios nos deixa repletos de orgulho e entusiasmo e simboliza a vitória que desce triunfante do céu. É o símbolo da constante evolução do homem para um futuro melhor.”
O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, agradeceu a todos os presentes e falou sobre os projetos futuros da irmanação. “Aqui nessa região, que a gente chama de Vale do Turismo, nós tentamos identificar projetos importantes para que o nosso turismo cresça e melhore a infraestrutura da cidade como um todo.”
O projeto edificado na Estância Turística de Olímpia é uma réplica da imagem original autorizada pela municipalidade grega, que forneceu o estudo das proporções da deusa em modelo 3D, sendo a escultura executada pelo artista plástico, Romildo Cardozo.
A iniciativa também atende à Declaração da Irmanação, assinada em 10 de junho de 2019, na qual Olímpia se compromete a difundir e fomentar os ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, levando esse conhecimento aos moradores e também aos cerca de 3 milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos. Todas as informações sobre o monumento podem ser acessadas pelos visitantes via QR Code, disponível na placa instalada na praça e disponível no link https://bit.ly/MonumentoGrécia