Votuporanga sediará na quinta-feira, o ciclo de palestras sobre sanidade da citricultura, realizado pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura). O debate foi criado para facilitar a troca de informações entre pesquisadores, técnicos e citricultores e tem a parceria do Sindicato Rural e Syngenta. O evento será no Recinto de Exposição Presidente Costa e Silva, a partir das 19h, e tem entrada gratuita. Entre os problemas em pauta estarão o greening e o cancro.
O ciclo de palestras faz parte de um projeto para ampliar a comunicação e aumentar a aproximação com os pequenos e médios citricultores. Os pesquisadores e técnicos do Fundecitrus têm como foco mostrar técnicas de manejo das principais doenças de citros e tirar as dúvidas dos produtores. Já foram feitos mais de 30 encontros na região citrícola, desde a criação do projeto em 2005, que beneficiaram 2,5 mil citricultores. Este ano estão previstas palestras em mais seis municípios de várias regiões do parque citrícola do Estado de São Paulo.
“O trabalho, iniciado no ano passado, mostrou-se muito bem-sucedido e os citricultores pediram a sua continuidade por verem com bons olhos essa aproximação”, explica o presidente do Fundecitrus, Osmar Bergamaschi. “As palestras facilitam o entendimento do trabalho do Fundecitrus e informam sobre as principais doenças e suas alternativas de controle e medidas preventivas”, completa.
A primeira palestra será do supervisor do Fundecitrus, Francisco Maschio, que dará orientações sobre como identificar o greening. Em seguida, o gerente técnico Cícero Augusto Massari, falará sobre o método de controle do cancro cítrico. O engenheiro agrônomo Wilton Renesto, da Syngenta, apresentará a linha de produtos comercializados pela empresa.