terça, 3 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ciclistas encontram onça morta na Estrada do 27 em Votuporanga

Uma onça-parda e aparentemente adulta foi encontrada às margens da vicinal Adriano Pedro Assi, a conhecida Estrada do 27, que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul nesta terça-feira (12). O…

Uma onça-parda e aparentemente adulta foi encontrada às margens da vicinal Adriano Pedro Assi, a conhecida Estrada do 27, que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul nesta terça-feira (12). O animal estava morto após ser atropelado e a Polícia Ambiental foi acionada para o registro da ocorrência. 

É a segunda onça encontrada sem vida no trecho só neste ano. Em junho uma onça-pintada foi localizada por ciclistas também às margens da Estrada do 27. Na ocasião, o felino também apresentava sinais de atropelamento. 
Os episódios chamaram a atenção ainda para a segurança dos ciclistas que costumam pedalar por aquela região diariamente, já que muitos animais silvestres estão sendo visualizados nas matas próximas. Conforme biólogos, as onças não têm o hábito de atacar humanos, o mais comum é ela correr porque não fica próxima das pessoas.

Todo cuidado, porém, é pouco. A orientação é observar de longe e deixar o animal seguir o caminho. Não fazer nenhum tipo de interferência e não se aproximar demais, pois se ela se sentir ameaçada pode ocorrer o ataque.

Mais casos 

Essas não foram as primeiras vezes que onças foram avistadas no perímetro urbano de Votuporanga. No final do ano passado uma onça foi flagrada por populares em cima de uma árvore, na avenida Catarina Martins Lopes, bem atrás do Assary Clube de Campo, no bairro Jardim Alvorada. 

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a captura do animal, mas antes que a onça fosse pega ela pulou e fugiu para uma reserva ambiental ao lado do local. Antes disso, no final de 2021, moradores do bairro Jardim Portal dos Lagos, na zona Sul de Votuporanga, levaram um susto. Uma onça invadiu uma casa na rua Maria Camillo Bimbato, que fica nas proximidades de uma pequena mata.

Assustados, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que se deslocou imediatamente para o local e conseguiu realizar a captura por meio de uma gaiola de aço. Ninguém ficou ferido. Após o resgate, os bombeiros acionaram a Polícia Ambiental que buscou o animal e o levou para uma região de mata, onde ele foi devolvido ao seu habitat natural.

Notícias relacionadas