sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CIACA celebra a Semana da Criança com atividades lúdicas e recreativas para pacientes

Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente (CIACA) promoveu a Semana da Criança em comemoração ao…

Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente (CIACA) promoveu a Semana da Criança em comemoração ao Dia das Crianças, proporcionando momentos de diversão e integração para os pacientes em tratamento no serviço. As crianças e adolescentes foram organizados por faixa etária, permitindo a realização de atividades recreativas específicas para cada grupo. Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se jogos de tabuleiro, torta na cara para os adolescentes, karaokê e contação de histórias com fantoches.

A escritora Karen Rodrigues foi uma das parceiras do evento. No dia 17 de outubro realizou uma contação de histórias para o público de 6 a 9 anos. Além disso, Karen doou seus livros pedagógicos para o CIACA, os quais serão utilizados nas terapias com as crianças. Outra importante contribuição veio do Projeto Faça Uma Criança Feliz, idealizado por Pablo Hernandes Lazaro, que doou brinquedos novos e seminovos em bom estado para serem distribuídos às crianças.

Inaugurado em março de 2024, o CIACA é financiado com recursos do Fundo Municipal da Infância e Juventude de Jales (FMIJ) e tinha como meta inicial o atendimento de até 80 crianças e adolescentes. No entanto, devido à grande demanda, o serviço atualmente conta com 105 pacientes ativos, que recebem atendimentos multidisciplinares diariamente. As terapias, individuais ou em grupo, incluem oficinas de artesanato e musicalização, de acordo com o Projeto Terapêutico Singular (PTS), elaborado pela equipe técnica e pela médica psiquiatra.

O CIACA oferece atendimentos em psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, serviço social, enfermagem e psiquiatria, voltado para o cuidado de crianças e adolescentes de Jales com transtornos psiquiátricos moderados, graves e persistentes.

Notícias relacionadas