domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Chuva rompe emissário de esgoto em Votuporanga

Mais uma vez, as fortes chuvas que têm atingido Votuporanga desde o início do ano causaram danos àSaev Ambiental. Durante coletiva de imprensa, a superintendência informou que o emissário de…

Mais uma vez, as fortes chuvas que têm atingido Votuporanga desde o início do ano causaram danos àSaev Ambiental. Durante coletiva de imprensa, a superintendência informou que o emissário de esgoto que passa sobre o Córrego Boa Vista se rompeu, devido ao temporal da noite de segunda para terça-feira. O rompimento foi descoberto por equipes da Saev no início da manhã seguinte.
A força e o aumento do volume da água do rio acabaram derrubando um pilar de sustentação do emissário, causando assim a queda de dois tubos de ferro fundido, que medem 7 metros de comprimento por 1 metro de diâmetro cada um. O rompimento aconteceu em uma coluna, próximo ao Córrego Marinheiro, a cerca de 7km da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), que trata 100% do esgoto de Votuporanga.
Com o ocorrido, todo o esgoto da cidade está sendo despejado no córrego. A média é que cerca de 16 milhões de litros deverão ser despejados no local por dia até que o problema seja solucionado. A superintendência também informou que o ocorrido não afeta o abastecimento de água no município.
De acordo com o superintendente da Saev, Oscar Guarizo, os reparos na rede já estão sendo providenciados. “Todos os nossos esforços estão voltados para esse problema. É uma situação séria, uma obra delicada, difícil e cara, mas que não podemos deixar de fazer o mais rápido possível.”
Uma empresa deve ser contratada para realizar o concerto. “Por ser uma obra de caráter emergencial, não haverá a necessidade de ser realizado um pregão para a escolha da empresa, que deverá ser escolhida e iniciar os trabalhos ainda hoje”, informou. Até o momento, não há previsão de quando o problema deve ser solucionado.
A superintendência pede que os pecuaristas da região não deixem seus animais beberem água do Córrego Boa Vista. Devido ao derramamento de esgoto, a água está imprópria para o consumo, podendo prejudicar a vida animal no local.

Transbordamento da represa

No início de janeiro, a represa de captação do Córrego Marinheiro de Votuporanga – “Luiz Garcia De Haro” transbordou com as fortes chuvas que o município vinha sofrendo naquele período, deixando moradores daquela região em estado de alerta. Muita água verteu, mas não causou danos à barragem, o prejuízo foi na casa de bombas, que fica adjacente a represa. A água adentrou o local e fez a superintendência interromper o bombeamento, causando falta de água em grande parte do município.
A represa de captação do Córrego Marinheiro de Votuporanga é responsável pela produção de água que abastece cerca de 40% da população do município.

Diário de Votuporanga

Notícias relacionadas