A previsão de chuva acumulada de até 200 milímetros para a região noroeste do Estado de São Paulo não se confirmou. De acordo com os registros das estações do Ciiagro, o acumulado de chuva na região variou entre 14 e 65 mm.
Em Fernandópolis, a cidade que mais recebeu chuva, o acumulado foi de 54,9 mm, o que contribui para a recuperação da umidade do solo após seis meses de seca e calor. O capitão Roberto Farina, da Defesa Civil de SP, explicou que a divisão da frente fria que vinha do sul em duas partes foi um dos motivos da perda de força da chuva.
“Então, se formaram dois núcleos de chuva, um em Presidente Prudente e outro na Serra da Mantiqueira”, disse Farina. Além disso, a mudança de rota do corredor de umidade amazônico, que entra no Estado entre Barretos e Presidente Prudente, também contribuiu para a redução do acumulado de chuva.
A chuva que atingiu a região foi de intensidade variável, com índices coletados em diferentes cidades da região. O domingo segue nublado com possibilidades de pancadas de chuva no decorrer do dia.