A chuva de meteoros Orionidas, formada por fragmentos do cometa Halley, será visível nos próximos dias, com seu pico previsto para as primeiras horas da próxima segunda-feira (21). O fenômeno acontece anualmente entre 26 de setembro e 22 de novembro, mas o ápice em 2024 deve apresentar cerca de 23 meteoros por hora, de acordo com a American Meteor Society.
O evento é um dos mais esperados do ano, já que as Orionidas são conhecidas por seu brilho intenso e velocidade, entrando na atmosfera da Terra a impressionantes 66 quilômetros por segundo (238.000 km/h). A constelação de Órion será o ponto de referência no céu para observar essa chuva de meteoros, que pode ser vista a olho nu, dependendo das condições climáticas e luminosas.
No entanto, a lua minguante pode prejudicar um pouco a visibilidade ideal. A “lua do caçador”, que atinge sua fase cheia em 17 de outubro, deixará o céu mais claro, dificultando a observação perfeita dos meteoros. Mesmo assim, será possível aproveitar o espetáculo, especialmente em áreas afastadas da poluição luminosa.