Um ajudante de nacionalidade chinesa, 31 anos, foi para a delegacia com uma examinadora do Detran, de 39 anos, após ter sido mal interpretado nesta sexta-feira (6). O Detran teria achado que o ajudante estaria tentando subornar a examinadora.
De acordo com o boletim de ocorrência, a examinadora disse que aplicava prova prática de direção veicular ao ajudante. Após alguns erros do aluno, ela teria dito a ele que o reprovaria no exame.
O ajudante teria gesticulado com os dedos naquele gesto usual de referência a dinheiro, pois não fala fluentemente português.
Temendo uma possível tentativa de suborno, a examinadora cumpriu a orientação de sua coordenação e apresentou o fato aos seus superiores, que chamaram a Polícia Militar para condução de todos à Central de Flagrantes para apuração.
A examinadora disse que em nenhum momento se sentiu ofendida ou constrangida, uma vez que entendeu que o dinheiro não seria para ela. Ela afirmou que o aluno não soube se expressar por não dominar o idioma português e acredita que ele, ao fazer o gesto com as mãos, queria saber qual seria o valor de um novo exame.
O ajudante, acompanhado de seu representante, reafirmou que não teve a intenção de subornar a examinadora, que se expressou de maneira equivocada, pois sua única intenção era saber o valor de seu próximo exame de condução de veículo automotor. Ele foi liberado.