O número de mortos na guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas chegou a 9.410 neste domingo (29.out.2023), de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde palestino e da Al Jazeera (canal estatal do governo da monarquia do Qatar, que transmite notícias 24 horas em inglês). Estão divididos da seguinte forma:
8.005 palestinos mortos e 20.242 feridos;
1.045 israelenses mortos e 5.431 feridos.
A guerra entre Israel e o grupo extremista já dura mais de 20 dias. No sábado (28.out), o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo da guerra na Faixa de Gaza é “destruir as habilidades militares do Hamas e trazer as pessoas sequestradas de volta”. Em pronunciamento, ele declarou que a 2ª fase do conflito, iniciado por terra, vai ser “longo e difícil”.
Segundo Netanyahu, o governo falhou ao não impedir o ataque do Hamas em 7 de outubro. “Depois da guerra, todos nós teremos que dar respostas, incluindo eu mesmo”, afirmou. O premiê também reforçou o pedido de militares israelenses para que os moradores ao norte da Faixa de Gaza e da cidade de Gaza deixem suas casas “imediatamente” e se desloquem para o sul.