sábado, 13 de junho de 2026

Chefe do Comando Vermelho é preso em operação na Bolívia

Uma operação internacional de inteligência resultou na captura de um dos principais líderes da facção Comando Vermelho neste domingo, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Kleber Nóbrega Pereira, conhecido pelo apelido de “Kekeu”, foi localizado em uma residência de luxo avaliada em cerca de R$ 6 milhões. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o criminoso exercia um papel de liderança em grupos que atuam tanto em território baiano quanto no Rio de Janeiro.

Kekeu era considerado foragido e é alvo de diversas investigações por crimes graves, incluindo tráfico de armas e drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e roubos. De acordo com as autoridades, o raio de ação do suspeito era amplo, concentrando-se no bairro Engenho Velho da Federação, em Salvador, mas estendendo-se também para cidades nas regiões sul e sudoeste da Bahia. Durante a mesma ação policial, a esposa de Kleber também foi detida, sob a suspeita de gerenciar a movimentação financeira da organização criminosa.

A prisão foi fruto de um esforço conjunto que envolveu a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Interpol e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), além do suporte de instituições de segurança bolivianas. O trabalho de cooperação internacional foi fundamental para rastrear o paradeiro do casal fora do país. Após o flagrante e os procedimentos iniciais na Bolívia, ambos foram transferidos para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde permanecem sob custódia da Justiça brasileira.

Notícias relacionadas