O presidente venezuelano Hugo Chávez disse nesta sexta-feira, em Buenos Aires, que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está em viagem pela América Latina para “dividir, enganar e frear os movimentos populares” depois do fracasso da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
“Bush é o lobo vestido em pele de cordeiro. É uma nova ofensiva imperial depois que enterramos a Alca na Cúpula de Mar del Plata. Vem para dividir, enganar, frear os movimentos populares”, disse o presidente da Venezuela em breve entrevista coletiva.
Chávez atacou Bush, que visita o Brasil e ainda nesta sexta-feira segue para o Uruguai, ao afirmar: “Depois daquele grande fracasso da Alca, reformatou a proposta e vem falar de pobreza, se inteirou de que existe pobreza”.
“Diz Bush que haverá 75 milhões de dólares para solucionar a pobreza e isto é uma cifra risível. Não queremos esmolas, queremos um sistema de liberdades, quebramos as cadeias do imperialismo”, disse Chávez antes de um encontro com o presidente argentino Néstor Kirchner na residência oficial de Olivos.
Chávez chegou a Buenos Aires na noite de quinta-feira, em coincidência com a visita de Bush a Brasil e Uruguai, sócios de Argentina, Paraguai e Venezuela no Mercosul.
“Ao Mercosul transformamos ou vai morrer como morreu a CAN (Comunidade Andina de Nações)”, admitiu Chávez momentos antes em uma entrevista para a televisão argentina.
O venezuelano será o principal orador de um evento organizado pelas Mães da Praça de Maio e organizações de esquerda em um estádio de futebol da capital argentina nesta sexta-feira.
Chávez também assinará acordos econômicos com Kirchner. Bush prosseguirá sua viagem pela América Latina por Colômbia, Guatemala e México nos próximos dias.