A Rede Globo contatou a TelevisaUnivision, dona dos direitos das séries mexicanas “Chaves” e “Chapolin”, para exibir as duas no Brasil. A emissora questionou a empresa de mídia sobre a liberação feita pela família de Bolaños para a reestreia das obras nos Estados Unidos. A informação é do Blog F5 da Folha de S.Paulo.
“Chaves” e “Chapolin” serão reexibidos nos EUA por meio da plataforma de streaming Vix e do canal UniMás a partir do dia 21 deste mês. Os programas saíram do ar em 2020 e a Globo quer voltar a exibi-los, como fazia até 2020 com o Multishow, mas em sua plataforma de streaming, a Globoplay.
A Globo tem um contrato de distribuição e coprodução de conteúdos com a Televisa desde 2022 e exibe atrações como a novela “Todas as Flores”, por exemplo. O SBT, que também contatou a empresa mexicana, tem um contato de cessão de conteúdo até o ano de 2028 com a emissora mexicana e quer exibir os programas em TV aberta, diferentemente da emissora do Jardim Botânico.
Os dois programas deixaram de ser exibidos em 2020. A Televisa é dona das fitas com os episódios antigos de “Chaves”, mas o Grupo Chespirito é quem administra as obras de Bolaños e recebia um valor anual para liberar a distribuição. O contrato entre as companhias não foi renovado após os herdeiros do artista pedirem um aumento no valor.